quarta-feira, 12 de março de 2014

Dica de podcast - Legenda Sonora

Olá, pessoal.
Uma pergunta que fiz depois de perder a visão, que imagino que muita gente faça, é: "Como poderei assistir a filmes agora?"
Mesmo que consiga me guiar bem pelo som e entenda conversas sem nenhum problema, sei que os filmes também tem o lado visual. E isso em alguns deles acaba sendo o principal atrativo.
Então, por um tempo, havia pensado em aceitar a situação em que estava. Mas poucos dias depois disso, conheci o termo "áudio-descrição".

- Mas o que é áudio-descrição?

Áudio-descrição é uma faixa narrativa adicional para os cegos e deficientes visuais consumidores de meios de comunicação visual, onde se incluem a televisão e o cinema, a dança, a ópera e as artes visuais.
"Trecho tirado da wikipedia"
Em um material com áudio-descrição como um filme, por exemplo, uma pessoa descreverá as cenas visuais enquanto ele está sendo reproduzido. Isso faz com que quem tenha deficiência visual possa apreciá-lo da mesma forma que alguém sem nenhuma deficiência.

Mas aqui no Brasil, ainda não temos tanto material assim para consumo.
Por isso, resolvi trazer essa dica do legenda sonora para vocês.
O legenda sonora é um site que disponibiliza muito material com áudio-descrição em formato de podcast como animações, curta-metragens, filmes, entre outras coisas.
Ele é feito pelo Diego Oliveira. A duração de cada programa varia muito.
Vale a pena conhecer, até mesmo para você que só quer ter uma ideia de como funciona. Vou deixar como dica, o filme Forrest Gump.

Se você quiser conhecer o podcast legenda sonora, só entrar no site:
http://legendasonora.com.br/


Até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem algo a acrescentar ou então ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.