quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Como o cego usa o iPhone - Perguntas mais frequentes

Hoje queria escrever um pouco sobre a utilização do iPhone e outros aparelhos da apple para quem tem alguma deficiência visual. Nessa postagem, vou tentar esclarecer as dúvidas que percebo que são mais frequentes.


* Dúvida número 1 - Esse aparelho que você usa é normal ou é especialmente feito para quem tem alguma deficiência visual?
R: Ele é o mesmo iPhone que você conhece, que é fabricado pela apple.

* Dúvida número 2 - Ah, então qualquer iPhone que eu comprar vai ter isso?
R: No caso do iPhone o leitor de tela, chamado voice over, está presente a partir do modelo 3GS.

* Dúvida número 3 - E como eu ativo o voice over?
R: Há duas maneiras principais para se ativar o voice over no iOS.
A primeira só irá funcionar se ninguém tiver usado o aparelho ainda.
Para isso, você deve ligar o iPhone e a primeira coisa que deve fazer é dar 3 toques seguidos no botão home (é o botão que fica na parte da frente, abaixo da tela).
Então o voice over já irá começar a falar. Caso alguém tenha passado da primeira tela sem fazer isso, o aparelho interpreta que você não tem deficiência visual e desativa essa opção.

A segunda maneira serve para o caso da primeira não estar funcionando.
Você deverá baixar o iTunes. Depois de já ter o iTunes no seu computador, abra ele e dê Tab até achar o botão iPhone. Dê enter nesse botão.
Então dê tab até achar a opção resumo e confira se ela está marcada. Caso não esteja, marque ela. Vá dando tab até encontrar o botão configurar acessibilidade. Agora, dê mais um enter nesse botão e selecione voice over na janela que aparecer.
Após fazer isso, vá até ok e confirme. Seu voice over já deve estar falando agora.

Recomendo que ao ativar o voice over pelo iTunes, você ative a opção de ligar o voice over com três toques no botão home. Para isso, vá em:
ajustes/geral/acessibilidade/atalho de acessibilidade
E nessa tela, selecione voice over. Pronto, agora bastará dar 3 toques seguidos no botão home para ligar/desligar o voice over.

* Dúvida número 4 - Como eu uso ele?
R: O leitor de tela para o iPhone funciona de maneira diferente daqueles para computador. No caso do iPhone, que é touch screen, você precisará fazer gestos usando um ou mais dedos na tela do aparelho.
Cada gesto tem sua própria função. Vou citar os que penso serem mais importantes:

Deslizar um dedo pela tela - Usado para explorar ela;
Varrer um dedo da esquerda para a direita e vice-versa - Também usado para explorar a tela. Só que esses 2 gestos irão fazer com que você avance ou retorne um item, respectivamente. Para ficar mais fácil de entender, funciona como o "Tab" do computador;
Dar 2 toques rápidos com 1 dedo - Isso irá abrir o item que estiver selecionado. (você não precisa tocar exatamente onde está o item. Ao explorar a tela, o último item que for falado já estará selecionado, então dois toques rápidos com um dedo em qualquer lugar da tela já irá fazer com que o gesto funcione);
Varrer 3 dedos da esquerda para a direita e vice-versa - Serve para mudar as páginas ou para rolar a tela;
Varrer 3 dedos de cima para baixo e vice-versa - Tem a mesma função que foi citada acima. Isso irá depender do aplicativo que você está. No caso da tela inicial, o correto é varrer da esquerda para a direita e vice-versa;
Dar 2 toques com 2 dedos rapidamente - Inicia/pausa uma ação. Serve para as ligações, músicas, entre outras coisas.

Esses são os gestos que mais uso.

* Dúvida número 5 - Sou cego e estou muito acostumado com os celulares antigos da Nokia e seu teclado físico. É muito difícil de se acostumar com o touch screen?
R: Para mim, não foi difícil de se acostumar com essa mudança de teclado físico para o touch, pois eu já ficava imaginando como seria legal o uso do touch screen e em como isso aceleraria as minhas atividades no celular.
Talvez, sua digitação não fique tão rápida como em um teclado fícico, mas no geral, o que você tem que fazer no celular irá ser feito de forma mais rápida.
Vale lembrar que cada vez mais estão surgindo celulares com touch screen e que não tem mais tantos celulares com teclado físico como tinha a alguns anos atrás.
Claro que é uma mudança e sei que algumas pessoas não gostam disso, mas somos nós que temos que se adaptar as mudanças e não o contrário.


Bom, essas são as perguntas que lembrei agora.
Caso você tenha alguma dúvida que não está no texto, deixe nos comentários que procurarei responder.



Até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem algo a acrescentar ou então ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.